segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

signo touro

       signo   touro
  

Touro - 21 de Abril a 20 de Maio
"A ti Touro, Eu dou o poder de transformar a semente em substância.

Grande é a tua tarefa, requer paciência; pois tens que terminar tudo o que foi começado, para que as sementes não sejam dispersadas pelo vento. Não deves mudar de idéia no meio do caminho, nem depender dos outros para a execução do que te peço.

Para isso, Eu te concedo o Dom da Força. Trata de usá-la sabiamente.
"

E Touro voltou ao seu lugar.

Principal Característica: estabilidade.
Qualidades: lealdade, persistência.
Defeito: teimosia.

Elemento: terra
Qualidade: fixo
Polaridade: feminino
Planeta regente: Vênus
Exílio: Plutão
Exaltação: Lua
Queda: Urano

Touro é o símbolo da produtividade e persistência, do ritmo lento e decidido. É o primeiro signo do elemento terra, muito ligado às sensações físicas. A regência de Vênus dá aos taurinos afetividade, sensualidade e uma certa indolência. Signo que representa a busca de estabilidade e segurança, com tendência à possessividade e acumulação, o que gera dificuldade com as mudanças. Touro prefere os caminhos seguros e conhecidos. Características: paciência, persistência, sensualidade, busca de paz, praticidade, estabilidade, sentido da forma e estética, harmonia, beleza, acomodação, teimosia, obstinação, materialismo, ciúme, possessividade. O taurino motivado pelo afeto (ou pelo materialismo...) busca com muita dedicação os seus objetivos, mas deve perceber quando é necessário desapegar-se.

Leia sobre os outros signos no site Tudo sobre os Signos


Mitos do signo de Touro

No antigo Egito, o boi Ápis era filho do primeiro raio matinal do deus-sol Rá, que fecundou a terra do fundo do rio Nilo. Na Grécia, o touro representa os instintos, as paixões sensoriais. É consagrado à Dioniso, deus da fecundidade viril. Na mitologia grega, Zeus transformou-se em touro para raptar e seduzir Europa. A história do Minotauro retrata a dinâmica taurina. Minos, rei de Creta, havia conquistado o poder através do auxílio de Poseidon, que fez um trato com Minos: prometeu a ele a supremacia dos mares, se este lhe oferecesse em sacrifício um belo e perfeito touro branco que fazia parte de seu rebanho. O deus Poseidon cumpriu sua parte no trato, mas Minos não. Engana Poseidon e oferece outro touro. Poseidon fica muito irritado e pede ajuda à Afrodite para se vingar. Ela aflige a mulher de Minos com uma paixão avassaladora por um touro branco. Da união dos dois nasce o Minotauro, criatura horrenda com cabeça de touro e corpo de homem. Minos não ousa matar o Minotauro, pois reconhece a punição do deus.
Mas, tem de escondê-lo. Constrói um grande labirinto e esconde o Minotauro em seu interior. Duas vezes por ano precisa alimentá-lo com jovens virgens.

Um desses jovens é Teseu. Recebe a ajuda de Afrodite, que faz com que Ariadne, filha de Minos, apaixone-se por Teseu e lhe ofereça um novelo de fios para orientá-lo de volta à saída do labirinto. No final, Teseu destrói o Minotauro, libertando Atenas e os jovens que estavam no labirinto tornando-se o rei de Creta.

Como reconhecer uma pessoa de Touro

Se o touro tem uma ambição, é a de que o deixem sossegado onde está. Como, em geral, ele vai estar sempre bem instalado, cercado de belos móveis, boa comida e bebida de primeira, não há porque estranhar sua tendência ao imobilismo. Ninguém pratica melhor do que ele o velho ditado "mais vale um pássaro na mão que dois voando": enquanto o ariano se entedia se não está correndo atrás de uma causa (quanto mais perdida, melhor), o taurino se desespera se tem que alterar sua velha e boa rotina. Nada mais natural para um signo regido pela mais preguiçosa das deusas, Vênus. E a preguiça, ao contrário do que se diz, é uma admirável virtude: sem ela não seria possível relaxar e aproveitar as férias, relaxar e beber um bom conhaque, relaxar durante aquela maravilhosa massagem do seu japonês preferido, a até mesmo relaxar e sair da sala para tomar um cafezinho enquanto o chefe espuma e berra porque o trabalho não ficou pronto a tempo. Afinal, o mau humor do chefe vai passar, e o mundo continua ali, no mesmo lugar. Com seu modesto pragmatismo, o touro enfrenta as maiores crises sem chamuscar uma lasca de chifre. A vida, para ele, é simples e clara, e deve apenas ser bem vivida.

A notoriedade não o seduz: ele sabe que a fama não põe a mesa, e prefere os bastidores bem remunerados a sair em coluna social não tem como pagar o jantar. O poder é muito estressante e cheio de ambigüidades e artifícios, duas palavras que lhe dão alergia. As aventuras dissipam aquela rendazinha extra guardada na poupança, e isso um touro jamais vai suportar. Prudência, estabilidade, segurança material: se você encontrar alguém que prefira investir em imóveis a jogar na Bolsa, comprar ouro em vez de dólares ou trocar uma estadia num hotel cinco estrelas por uma liminária art déco (afinal, gasta-se praticamente o mesmo, mas a luminária dura), então você estará diante de um touro de raça.

Não pense, contudo, que ele só trata de negócios. Sua especialidade é outra: uma sensualidade que só tem paralelo com a do signo oposto, o escorpião. Com a vantagem de que o sensual taurino evita relações perigosas. Para que se meter num caso complicado, se o negócio, afinal, é apenas ser feliz?

Perfil Detalhado do Signo de Touro

Segundo signo do Zodíaco, Touro tem a função de estabilizar as conquistas e os caminhos abertos por Áries, e por isso mantém os pés bem firmes na terra, agüentando com paciência o que muitos outros abandonam pela metade.

Quer uma vida simples, que pode chegar ao conformismo, pois é um signo um tanto preguiçoso na hora de mudar. É ele quem tem o papel de concentrar, nas realizações terrenas, todo o impulso e o desejo iniciados por Áries. Para fazer isso, só mesmo sendo muito ligado nas coisas da terra – um ser sensual por excelência, Touro compreende a beleza, aspira a ela e tem a obstinação necessária para superar todos os entraves à realização, no mundo concreto, de uma idéia, projeto ou inspiração. Daí, Touro torna-se teimoso, turrão, tem de levar à frente um projeto, de qualquer jeito.

É fácil compreender que, se o objetivo básico do Touro é realização e consolidação, é só a partir do valor que reconhece em algo que se torna capaz de se esforçar para realizá-lo. Daí que a palavra "valor" é mágica para Touro. Sem vislumbrar o valor de um projeto, ele pouco se anima a sair de sua posição. Essa necessidade de descobrir o valor de tudo está na base de sua preferência amorosa, profissional e existencial. Mas quando percebe o valor de algo – e isso implica em fazer uma escolha entre mil outras possibilidades – daí vai até o fim.

Para fazer isso, precisa ter um apuro e um refinamento com a natureza, uma intimidade com as formas da realidade que o torna alguém que conhece os meios corretos para tornar o que faz digno da admiração alheio. Connfiável e sólido, sabe fazer frutificar algo belo. Uma das características do Touro é ter “boa mão para plantar”, um dos indícios evidentes de um dom que pode se manifestar em muitas outras áreas de sua vida.

Na saúde, Touro rege a garganta e a tireóide. A garganta está relacionada com um centro de energia (chakra = centro) de sentimento, responsável pela aceitação e assimilação da expressão e do valor (pessoal), dois temas básicos do Touro, este signo da expressão artística e dos valores – material e imaterial.

Sem sentir que tem algum valor ou que pode expressar-se de maneira criativa, Touro adoece. Também é um centro de energia relacionado com o sentido do eu dentro da sociedade e da profissão que adotamos, o valor que damos ao que fazemos e a nossa capacidade de gerar valor com ele. Por isso, distúrbios nesses setores podem provocar alterações nessas áreas, até mesmo de quem não nasceu com o signo solar em Touro, mas possui o Ascendente ou a Lua posicionados ali.

Por ser um realizador muito firme, Touro se dá bem nas profissões artísticas (em todos os setores), naquelas em que se dedica à produção e à manutenção de um organismo ou sistema e nas profissões em que um trabalho imenso precisa ser feito. Ao contrário de Áries, prefere o conhecido, não gosta de se arriscar no desconhecido.

No amor, é sensual e pacífico, prefere usufruir o bem-estar dos sentidos, ao invés de se lançar em aventuras desconhecidas. Para Touro, a sensualidade dá o tom maior, e por isso busca as relações estáveis, que atravessem o tempo sem grandes complicações. Forte e sensível, é aquele amigo fiel que sempre tem uma observação realista e sabe cuidar muito bem das pessoas queridas.

Seu elemento é a Terra, sua pedra é a safira e o lápis-lázuli, seu metal é o cobre, sua cor é a da terra e o ocre, os tons de bege e cru, bem naturais, mas também o azul. Planeta regente: Vênus.

Análise do Taurino

Seu aspecto amoroso é forte, mas sexo e amor não são necessariamente a mesma coisa. Talvez ambos precisem um do outro, mas seria errado pensar que estão sempre juntos. Você atrai pessoas e situações incomuns nessa área, porque procura o que não é comum, é muito analítico e rapidamente entedia-se com a rotina no amor. A questão, Taurino, é que você pode afugentar o amor, sendo tão crítico. Você é sensual e tem grande capacidade para o amor; mas na área sexual pode ser muito exigente. Não que esteja consciente disso, mas seu planeta regente, Vênus, e o planeta Mercúrio, significador de sua Quinta Casa, combinam para indicar variedade, excitamento e análise. Essa é a palavra chave: análise. Você pode tornar-se extremamente consciente do que ocorre durante a intimidade. É a questão de ser capaz de se entregar ao prazer, sem comparações, sem cobranças, coisa que não é sempre fácil para o Taurino, na área sexual. Você não é o tipo de indivíduo que usa palavras bonitas e sem significado. Você geralmente diz o que pensa e se identifica com aquilo que diz. Seu amor pelo conforto leva-o a dividir com seus entes queridos pratos finos e excelentes acomodações para morar; e também realça sua natureza muito afetiva. Basicamente, você é fiel, mas se for enganado, procura pela desforra. Como o Canceriano, você muitas vezes associa o sexo à comida. Enquanto o Canceriano emagrece ao estar amando e ganha peso quando emocionalmente perturbado, você tende a ganhar peso quando sua vida amorosa está serena. Quando perturbado pode perder o interesse pela comida. Carinho: é o de que o Taurino mais precisa, principalmente quando tende a isolar-se, a fechar-se em si mesmo sem causa aparente. Guarde-se de afeições não merecidas, Taurino, escolhendo seu parceiro com cuidado, mesmo que leve tempo. Se acautele de relacionamentos onde haja muito "acordo" e "aceitação", pois o desafio desaparece e com ele o excitamento, inclusive sexual. Em todas as áreas o Taurino é um indivíduo que aprecia, avalia, discrimina, acalma; entretanto pode ser facilmente "satisfeito" apenas com o carinho, renunciando às outras qualidades. Acautele-se! Sexo, para você, está ligado à amizade e ao suprimento de esperanças e desejos. No relacionamento, é provável que nada seja satisfatório enquanto você nutrir o rancor. Mais do que para os outros signos zodiacais, o sentimento de segurança na área financeira tem muita importância para o Taurino. Preocupações com dinheiro podem atrapalhar muito seu desempenho sexual. Seus sentimentos são profundos. Você precisa estar seguro de seu parceiro. Você é apaixonado, afetivo, porém não lhe agrada a idéia de muita experimentação, pois seu modo de ver as coisas é basicamente convencional. Mas, estranhamente, você tem uma tendência natural a compreender as grandes faltas e condenar as irrelevantes... Você é um excelente conselheiro, mas quando o problema é consigo mesmo, tende a ser confuso. Como o médico que cura os outros, mas nunca a si próprio. Você não pensa duas vezes para falar dos defeitos do seu parceiro, mas se aborrece quando a situação se inverte. Não seja tão centrado no padrão habitual, a ponto de se recusar a mudar. A solução, obviamente, é ser flexível. Quando parar de confundir a tendência a ser analítico demais com bom gosto, estará no caminho de uma gratificação saudável, dando um verdadeiro salto em direção à felicidade.

A Mãe do signo de Touro

A mãe taurina é aquela que se esmera para fazer uma comida gostosa e deixar a vida bela. Ela capricha na arrumação da casa, da mesa e da vida, além de dar uma forcinha na hora de atualizar o guarda-roupa dos filhos, ensinando-lhes como causar a melhor impressão possível.

Depois, seu prazer é exibir os rebentos com orgulho. Se não toma cuidado, transforma-se em mãe coruja e, com o passar do tempo, torna-se possessiva. Ela faz até cara feia quando suas belezuras saem pelo mundo destruindo corações.

O Pai do signo de Touro

Pode ser que o pai de Touro não tenha muito tempo para brincar com seus filhos, afinal passou tanto tempo trabalhando para proporcionar conforto e segurança para eles, que sobrou pouca energia para a diversão.

O taurino quer dar o exemplo de seu esforço e determinação para os filhotes. Dono de uma intensa força de vontade, gosta de ver a família reunida para os bons momentos em que irão curtir delícias gastronômicas que ele mesmo faz. Touro é um signo de poderosa sensualidade e um sexto sentido especial para dar prazer às pessoas amadas.

Se o seu pai nasceu com o Sol em Touro, prepare-se para dar a ele o melhor, pois ele gosta de qualidade. Mas ela deve vir sempre cercada de muito carinho.

A Criança do signo de Touro

Criança do signo de Touro é robusta, forte, de natureza amorosa e gentil, característica dos protegidos de Vênus. Não mente e é paciente e virtuosa, com gosto artístico que se manifesta muito cedo. Calma e afável, pode se tornar agressiva de uma hora para outra, se tirada do sério.

Aprecia as coisas da terra e da natureza, demonstrando um forte apego à questão ecológica. Suas caraterísticas negativas, que devem ser observadas e corrigidas pelos pais são a possessividade, o ciúme, a lentidão, a teimosia e a obstinação. Antes de considerá-la uma cabeça-dura e tentar forçá-la a fazer o que não quer, procure entender o ponto de vista dela e expor o
seu de modo firme e lógico, sem perder a calma. Se força-la, terá problemas para lidar com sua teimosia e obstinação.

O Futuro
A perseverança e o materialismo de Touro faz com que leve a sério seu trabalho, onde se realiza pessoalmente. Pode trabalhar
em grupo, mas precisa ter seu trabalho reconhecido, inclusive no aspecto financeiro. Profissões ligadas à terra e à natureza são as indicadas.

A Saúde
Os pontos mais sensíveis da saúde do taurino são a garganta e o sistema respiratório, além de possíveis problemas com a visão.
mãe deve procurar amamentá-lo no peito o máximo possível e, cuidar da alimentação dela, pois pode enfrentar problemas de intestino. Gorduras e condimentos fortes não são recomendadas para ela.

Como será sua Chegada em Casa?

Você se dará conta que este harmonioso recém-nascido é de Touro, quando o quiserem vestir, levantando o braço esquerdo e ele não o deixar. Embora você tente erguer-lhe os braços, ele não permitirá, até que explode num grito muito forte. Neste momento seu bebê touro estará anunciando que ele não gosta que insistam com ele, sinalizando com um empurrão algo que ele não quer fazer. Esta é uma advertência que se repetirá ao longo de todo sua vida. Eles adoram ser abraçados, mimados. Será forte, saudável e atlético. As meninas serão galanteadoras e fascinantes. As crianças serão doces e encantadoras. São tranqüilos e estáveis, elas são crianças que não têm mudanças súbitas de humor. Às vezes podem ser vulgares, obstinados ou tímidos e reservados. Mas a disposição normal deles é serem calmos e agradáveis. Eles se comportam bem na frente de visitas, porém, você não o force a ser o centro da atenção porque ele se retirará. Deixando-o só, ele se comportará como você espera. Embora sendo muito pequenos, eles agem com bom senso. Se o que é proposto lhes soar razoável, eles o farão, mas com uma explicação razoável e lógica. As cores e sons os afetam muito. Tons pálidos, azul e rosas produzem resultados mágicos. É bom que o inscreva em alguma aula de música ou instrumentos. A maioria possui uma voz bonita e harmoniosa, e gostam de ouvir musica. Eles são estudiosos e muito trabalhadores. Eles aprendem suas lições medóticamente e têm uma concentração formidável. São bastante disciplinados. A mente deles absorve lentamente, mas nunca esquece. Eles são normalmente excelentes ao fazer qualquer exame, desde que eles se preparem com muito cuidado. O grande problema deles é a teimosia, assim é necessário os tratar com luva de seda para não irritá-los. Quando está se criando um taurino, deve-se criar uma atmosfera agradável, cheia de harmonia e amor. Cerque-o com afeto e sem repressões.

O Animal de Estimação Taurino

São os bichinhos mais afectuosos e queridos que se possa imaginar. Têm também hábitos muito precisos. Uma vez que se sentem algo ameaçados quando se muda a sua rotina, dê-lhes bastante atenção nessas ocasiões excepcionais. Os cães gostam que os seus passeios diários tenham sempre o mesmo percurso.
Outra característica é o facto de serem “bons garfos” e gostam mais de petiscos do que os animais de outros signos. Por isso, meta-os a fazer exercício! Além de gostarem de comer muito são preguiçosos!

O beijo do Taurino

Cuidado. Essa gente de Touro é calminha, meiguinha, fofinha... até você estar no meio de um beijo com elas! Touro, o signo mais sensual do zodíaco, conhece tudo sobre sensações, e sobre como provocá-las. E seu beijo trabalha com este conceito, entende? O beijo taurino é sem pressa, "caprichado", com jeito de quem pára e aprecia a paisagem... É um beijo de mais carinho do que tesão, mas é aí que está a armadilha: você fica querendo mais. Bom, era isto mesmo que o taurino queria!

Rituais para o Ano novo do Taurino

Reúna em um papel suas recordações más. No dia 31, queime a lista, pedindo que o fogo destrua os sentimentos negativos e as mágoas e que transforme essa energia em poder. Faça uma lista de intenções, dobre o papel e enterre-o num vaso de planta que fique o ano inteiro perto de você. No banho, despeje sobre a cabeça e o corpo um chá de alecrim com canela em pau. Peça força, poder e ação. Vista-se de vermelho e branco, com colar (ou corrente), sapatos e bolsa dourados. Durante as badaladas da meia-noite, coma sete pitangas e plante as sementes assim que puder.